A verdade: light e sem açúcar não é saudável..

A verdade: light e sem açúcar não é saudável..

Nem tudo o que parece é. Neste boom da alimentação saudável, é preciso ter algum cuidado.

Seja nos produtos dos superrmecados ou em restaurantes, nomes como natural, light, sem gordura, sem adição de açúcar, integral, biológico, orgânico … aparecem muitas vezes associados à alimentação saudável mas nem sempre o são.

A realidade é que muitas das vezes não corresponde à verdade. Não existe legislação por exemplo para a palavra “natural” nos rótulos. O dizer que não tem açúcar, muitas vezes é substituído por químicos sintéticos com efeitos bem mais prejudiciais que o próprio açúcar, ou substituído por gordura. Na realidade temos sido um pouco insistentes com os rótulos e mais uma vez alertamos para a importância de os ler, pela sua saúde! Se é no restaurante pergunte como é feito que certamente terão todo o gosto em explicar-lhe.

Aqui alertamos para alguns produtos que mais facilmente podem estar disfarçados de saudáveis.

 

Muesli ou Granolas

São dos pequenos almoços que estão mais na moda. Ter flocos de aveia, sementes e frutos secos parece que estamos no caminho certo, mas se ler bem os rótulos as elevadas doses de açúcar adicionadas fazem com que a granola de saudável tenha pouco. Mesmo que sejam biológicas, o facto de adicionar açúcar faz com que o saudável e o biológico andem de costas voltadas 🙂

 

Açaí

A maioria dos açaís ou das polpas de açaí à venda no mercado estão muito longe de ser saudáveis. Mesmo que não tenha o nome açúcar escrito directamente, se ler nomes como xarope de guaraná, geleia de milho, xarope de arroz são tudo nomes diferentes dados ao açúcar que tornam os açaís mais saborosos, mais gulosos, mais viciantes, mas que nos levam para um caminho longe do saudável.

 

Smoothies e Sumos

Os smoothies ou sumos de fruta à venda a maioria deles são feitos com açúcares adicionados, além de a maioria deles juntar um infindável quantidade de frutas. Dar sabor na maioria dos casos significa colocar açúcar. Nomes como xaropes são mais uma vez os disfarçados do açúcar.

 

Maionese, molhos e temperos light

Molhos que vemos com o nome light ou sem açúcar, a lista de aditivos, químicos, conservantes e corantes adicionados deixa de longe de fazer sentido consumi-los ao invés dos tradicionais. Recentemente vimos à venda numa superfície uma maionese biológica. Ingredientes biológicos, sem químicos mas se formos ver o rótulo, os ingredientes chocam logo no inicio: açúcar, óleo, e xaropes. Aqui temos o biológico a dar a cara, mas o facto de não ter químicos não implica directamente ser saudável.

 

Frutos Secos

Mais um nome que está em voga na alimentação saudável, mas se não lermos os rótulos podemos cair no erro de estarem carregados de sal e até serem fritos. Gordura, gordura gordura! Mais uma vez o segredo está nos rótulos!

 

A maioria dos produtos que no rótulo diz “sem açúcar”, como chocolates, barras, refrigerantes, tem o tão famoso aspartame. Em termos de sabor o aspartame dá o doce que a falta do açúcar pede, mas é dos aditivos mais prejudiciais e tóxicos para a nossa saúde! Existem muitos cientistas nos Estados Unidos que têm lutado para a sua proibição na industria alimentar, mas estas lutas já sabemos que são contra os “monstros”da industria e que dificilmente dão um saldo positivo. O seu consumo está associado a dores de cabeça, tonturas, náuseas, ansiedade, insónias, depressões, fadiga, falta de memória,.. e até a alguns tipos de cancro. Porque ainda se utiliza? A resposta é a mesma do óleo de palma.. é barato!

 

Boa semana e leia os rótulos, pela sua saúde!<3

 



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