Conheça os 9 alimentos que previnem os diabetes

Conheça os 9 alimentos que previnem os diabetes

O diabetes ocorre quando há elevação da glicose no sangue e é produzida a partir dos alimentos digeridos no intestino, que se transformam em açúcar. No sangue, a glicose é utilizada pelos tecidos como energia e sua utilização depende da presença de insulina, que é uma substância produzida nas células presentes no pâncreas.

Para evitar o descontrole do diabetes, os portadores precisam fazer uma reeducação alimentar. Alguns alimentos, como as frutas, ajudam no controle da produção de açúcar. Vale ressaltar que as porções devem ser controladas para que tragam os benefícios desejados.

Assim, para a prevenção, consuma:
. Aveia: a quantidade de fibras presente na aveia ajuda a estabilizar o nível de glicose no sangue.
. Amendoim: com baixo índice glicémico, ajuda na prevenção da diabetes.
. Azeite: possui antioxidantes. Além de combater a diabetes, combate também o colesterol.
. Abacate: quase não contém glicose e como é um alimento rico na gordura que aumenta o bom colesterol, torna-se indicado para os portadores do diabetes.
. Coco: é rico em ácidos gordos e ácido láurico. Essas substâncias actuam na nutrição das células intestinais, enriquecendo a imunidade. Também reduz inflamações ao ser combinado com outras frutas ou carboidratos.
. Limão: muito rico em ácido cítrico e ácido ascórbico, evitando hemorragias. Possui ácido nicotínico que protege as artérias e previne problemas cardiovasculares.
. Maçã: é fonte de diversas vitaminas e para quem tem diabetes, mostra-se eficiente no controle da glicemia e na redução do mau colesterol.
. Canela: auxilia na prevenção da doença porque ajuda a reduzir a velocidade com que a glicose é distribuída pelo sangue.
. Batata doce: tem um índice glicémico baixo e, por isso, eleva os níveis do açúcar no sangue lentamente.

Nota: Estas informações aplicam-se à generalidade das pessoas. Condições de saúde especificas deverão ter um acompanhamento e plano alimentar direcionados às suas necessidades.



Deixar uma resposta


error: