The Dica: como congelar frutas e legumes

The Dica: como congelar frutas e legumes

Muitas vezes, com a correria do dia-a-dia não temos tempo para olhar para o frigorífico e temos frutas e legumes a estragarem-se.

Se percebe que estes não serão consumidos a tempo, congele-os!

O congelamento também ajuda a preservar as vitaminas. No entanto, o processo exige alguns cuidados.
Deixamos as dicas!

. Os vegetais precisam de choque térmico antes do processo de congelamento, principalmente para preservar a cor, sabor e textura, além de prevenir a deterioração. Lave os vegetais com água a ferver. Logo de seguida mergulhe em água bem fria.
. Embalar apenas a quantidade que será utilizada depois, pois os legumes colam-se um no outro durante o congelamento
. Retirar todo o ar do saco de congelamento e fechar bem
. Se congelar em depósitos, deve tapá-los bem para que o cheiro dos legumes não passe para outros alimentos do congelador.
. Para congelar frutas pequenas, como morango, coloque-as numa primeira fase numa travessa umas ao lado das outras, sempre bem limpas e secas. Depois de estarem congeladas, coloque-as em sacos plásticos. Este processo vai evitar que morangos ou frutos silvestres, por exemplo, fiquem “esborrachados” quando postos ainda frescos num saco.
. Para evitar que as frutas e legumes oxidem, regue-os com sumo de limão.
. Para facilitar o dia a dia, prepare legumes já cortados e congele uma serie deles em porções individuais.
. O processo de congelar legumes utilizados como temperos, como cebola, alho, manjericão e alecrim, inclui lavar, cortar e secar bem antes de embalar para o congelamento, não precisando da etapa de choque térmico. É importante destacar que o processo de secagem dos temperos deve ser muito bem feito, pois congelar as ervas ainda húmidas fará com que elas não fiquem com uma boa aparência após o congelamento.
. Outra forma de congelar as ervas é colocá-las em formas de gelo e completar com água ou azeite, retirando os cubinhos de acordo com a necessidade de uso.

Desperdice o menos possível!

 



Deixar uma resposta


error: