Os 5 alimentos que precisa consumir no inverno!

Os 5 alimentos que precisa consumir no inverno!

Em Dezembro dá-se o solstício de inverno que marca o início de uma outra fase – o frio. O inverno tem uma beleza muito própria e por vezes leva tempo a encontrarmo-nos com ela. Cada estação tem uma influência particular no nosso organismo. Agora o nosso corpo terá de lidar com o frio. A exposição a este clima seca-nos. Por este motivo o inverno é uma época em que nos temos que hidratar com água e enriquecer a nossa pele com boas gorduras. Nesta fase também o metabolismo desacelera e teremos que trabalhar um pouco mais a nossa atividade física para que consigamos transpirar, eliminando assim as toxinas do nosso corpo. Se seguir uma boa prática alimentar o seu sistema imunitário conseguirá defende-lo melhor das complicações respiratórias de inverno. Em adição ao frio, ao ar seco, à chuva também, o inverno trás uma montanha russa de alterações alimentares.

Começamos esta época com uma explosão de excessos alimentares associados às épocas festivas e de repente dá-se um novo ano onde é suposto e saudável fazermos uma reflexão sobre o que queremos que seja a nossa vida no ano que se está a iniciar inclusivamente sobre o nosso peso, corpo e dietas alimentares. E ciclicamente a história repete-se… Talvez fosse melhor que em vez de resoluções do próximo ano tentássemos que as escolhas saudáveis pautassem o dia-a-dia. Olhe para si hoje, agora. Pense no que quer fazer de diferente e faça já. Não espere! A vida não espera e a saúde muito menos. Se fizer boas escolhas nas suas rotinas diárias não aumentará de peso neste inverno e conseguirá passar por ele sem uma única constipação!

Segundo a medicina tradicional chinesa os órgãos que energeticamente estão associados a esta estação do ano são os rins/supra-renais e a bexiga. Os rins filtram o sangue e as supra-renais e produzem hormonas de vital importância para o nosso organismo. A um nível energético e segundo o entendimento da medicina tradicional chinesa, estão relacionados com a humidade, o calor e a produção de energia, fenómenos estes que precisamos desesperadamente que se equilibrem nesta época! Suportar estes órgãos permitirá que a energia durante o inverno se renove para que possa reflorescer na primavera.

Para tal selecionei para si um conjunto de alimentos que deve consumir mais no inverno que estamos atualmente a viver:

 

Couves

Desde sempre sabemos que são boas para nós, são mesmo um dos alimentos nutritivamente mais ricos da terra! Apenas 55 g de couves oferecem mais de 200 por cento do seu aporte diário da vitamina A e 130 por cento de sua vitamina C diariamente (um grande construtor de colagénio). Uma chávena de couve tem 684% das suas necessidades diárias de vitamina K, importante para a saúde dos vasos sanguíneos. A vitamina A, C e K equilibra a oleosidade das suas glândulas sebácea. São ricas em folato, fundamental na gravidez. As couves são também muito ricas em cálcio, e lembre-se que o cálcio de fontes vegetais é muito mais bem absorvido do que cálcio de fontes animais. Muito ricas também em potássio e ferro. As couves também suportam a desintoxicação no fígado. Por último e não menos importante, as couves também o protegem do cancro. Não as cozinhe demais!

 

Bananas

As bananas são conhecidos pelo seu teor de potássio, óptimas para um bom desempenho desportivo, por exemplo! As bananas contêm um aminoácido que estimula o crescimento do cabelo e das unhas saudáveis e protege o corpo contra o envelhecimento radicais livres. Estas também contêm silício, um elemento essencial para o cabelo forte, unhas e colagénio. São facilmente digeridas e são um calmante para o revestimento do estômago. Promovem uma boa flora intestinal. As bananas também contêm aminoácidos complexos que aumentam a produção de serotonina e que melhoram o humor. Quanto mais madura a banana, mais os mais antioxidantes!

 

Beterraba

Têm uma ação de dupla desintoxicação. As betaninas são os fitoquímicos da beterraba, aumentam a produção de glutationa, o nutriente que desintoxica, estimula a função das células do fígado e protege as nossas mitocôndrias. As beterrabas são muito ricas em fibras e dão ao sistema linfático um impulso natural no inverno e contêm grande quantidade de pectina ideal para a desintoxicação. Contêm também colagénio, vitamina C, ferro, betacaroteno e vitamina K para se defender contra contusões e apoiar a saúde dos ossos. A beterraba também contêm licopeno, uma substância química que ajuda a manter a elasticidade da pele jovem e defende contra danos do sol. Junte-os a folhas verdes e use-a em saladas ou sumos. Este legume é uma grande fonte de vitaminas A, C e proteína que você não vai querer desperdiçar!

 

Cacau

Este superalimento tem a maior concentração de antioxidantes do que qualquer outro alimento que possa conhecer. Graças aos seus fitoquímicos poderosos, como a epicatequina esta bloqueia a formação de rugas, por exemplo. As catequinas do cacau desligam os mecanismos celulares que promovem a idade, enquanto ativam os mecanismos celulares de proteção. Procure sempre chocolate com uma alta percentagem de cacau (acima de 70 por cento) caso contrário o açúcar e o leite nele contidos retiram-lhes grande parte dos seus benefícios terapêuticos. O cacau é um alimento que o sentir bem pois aumenta os níveis de neurotransmissores como a serotonina e endorfinas no cérebro. É também uma das maiores fontes alimentares de magnésio, o que acalma o sistema nervoso e regula a frequência cardíaca. O cacau também é abundante em enxofre, um mineral que promove o cabelo forte, unhas e pele saudáveis.

Gengibre

Quem diria que um dos principais benefícios deste, uma raiz picante seria reduzir a inflamação no corpo? O gengibre é um poderoso anti-inflamatório que reduz a vermelhidão da pele, acelera a digestão e alivia dores ainda melhor do que seus analgésicos habituais. O gengibre e os seus gingeróis também têm o potencial para suprimir a ativação do envelhecimento por via de mecanismos celulares, mantendo sua pele e o olhar seu mais jovem. Use gengibre fresco raiz durante todo o ano, e não se esqueça o seu papel como um antiviral. Diga adeus às constipações e viva feliz o ano inteiro!

 

 

 



Deixar uma resposta


error: