8 alimentos vegan ricos em proteína

8 alimentos vegan ricos em proteína

Um dos assuntos mais polémicos no que toca à alimentação vegetariana é onde encontramos as proteínas. Na generalidade, a população, assume que os vegetarianos têm uma dieta pobre em proteínas. Mas a realidade não é bem essa. Se a alimentação vegetariana for verdadeiramente equilibrada, ela tem capacidades para fornecer todas as proteínas necessárias para sermos saudáveis.

 

Vegetais

Os brócolos, os espinafres, as ervilhas e as couves são os vegetais que têm uma maior quantidade de proteínas. Depois de cozidos são cerca de 5gramas de proteínas por cada vegetal.

 

Sementes de Cânhamo

São muito ricas em proteína e são uma excelente opção para quem pratica desporto pois ajudam na regeneração e reestruturação da massa muscular.

 

Lentilhas

As lentilhas são das leguminosas com mais proteínas. Uma chávena de lentilhas cozidas tem cerca de 18 gramas de proteínas. Além das proteínas, são ricas em folato, ferro e manganês.

 

Sementes de chia

No que toca à alimentação saudável, são das sementes mais conhecidas. São bem pequenas, mas são um superalimento! Além de estarem repletas de proteínas, são uma excelente fonte de antioxidantes, cálcio e omega3.

 

Quinoa

A quinoa é muitas vezes confundida com um cereal, mas é uma semente! Depois de cozinhada, cada chávena tem cerca de 8gramas de proteínas. Para além disso, a quinoa contém todos os nove aminoácidos essenciais e também tem grandes quantidades de magnésio e ferro.

 

Feijão

Dos alimentos mais falados no que toca à proteína de origem vegetal.  É rico em proteínas, fibras e cálcio. Ao comermos numa mesma refeição o arroz e o feijão temos a chamada proteína completa. Do ponto de vista nutricional, a combinação é completa e traz mais benefícios à saúde junta do que separada pois o organismo consegue digerir todas eas vitaminas e proteínas vegetais.

 

Levedura nutricional

A levedura nutricional está na classe dos suplementos alimentares e é uma proteína completa. Por cada 100gramas, 50g são proteínas! É também rica em fibras, proteínas, vitaminas B e minerais como magnésio, ferro, fósforo, cobre, zinco e cromo.

 

Nozes

As nozes, e no geral os frutos secos como o caju e o amendoim, contêm proteínas de qualidade e também são fontes de gordura boa. Têm cerca 8 gramas por ¼ de uma chávena.

 



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