O copo menstrual: o que é, como usar e onde comprar

O copo menstrual: o que é, como usar e onde comprar

No The Cru já vendemos os copos menstruais há algum tempo. Sentimos que ainda existe algum desconhecimento da facilidade com que se usam e por isso esta semana estivemos à conversa com a querida Elizabete da OrganicCup para nos contar tudo!!

Comecei a usar o copo menstrual depois de ter sido mãe, e já o tinha visto por aí, mas achava que era “esquisito” : põe-se onde? como? naaaa…..

Antes, fazia alergias e as coisas com os tampões não me corriam bem. E sim, eu usava quase (muito) sempre tampão. Um dia,  estava a ler um artigo sobre a OrganiCup e mandei vir o meu. Isto foi em 2015 e fui muitíssimo gozada pelas minhas amigas. O meu copo chegou, não foi amor à primeira vista, mas daqueles que chegam de mansinho e de repente Uau! – é só isto? Isto, funciona. Uau!

As mulheres portuguesas têm de saber disto!

E foi assim, apaixonei-me pela causa e comecei a trabalhar com a OrganiCup que é uma empresa dinamarquesa um pouco especial: apoiamos ONGs pelo mundo para o acesso a educação e informação menstrual; defendemos a emancipação menstrual e trabalhamos todos os dias para quebrar os tabus que bloqueiam o tema período menstrual. Hoje falo de períodos todos os dias e ajudo as utilizadoras portuguesas a iniciarem o seu copo menstrual. E fico mesmo feliz, sempre que uma mulher muda, sempre que uma  mulher se liberta, dá o passo e larga tampões e pensos para sempre.

É mesmo assim… não voltamos atrás.

 

Como eu, muitas mulheres perguntam-se como funciona o copo menstrual e claro que temos mil e uma perguntas típicas de quem começa uma coisa nova (um Novo Período). Partilho convosco, o que são as perguntas ( e respostas) que todas fazemos antes de começar a usar um copo menstrual:

 

O copo menstrual é feito de quê? É seguro?

Existem várias marcas e modelos de copos menstruais, claro que existem diferenças entre eles e não são todos iguais. Podem ser feitos de silicone médico ou elastómero termoplástico (TPE), o OrganiCup é feito de 100% silicone médico e o único com o certificado Anti-Alérgico pelo Allergy Certified, não usamos corantes, nem qualquer outro ingrediente a não ser silicone de classe médica. Além disso tens garantia.

O silicone médico 100% é  considerado o material mais seguro devido às suas propriedades naturais: é antibacteriano, é biocompatível, é semi-orgânico (feito com silício encontrado em areia ou quartzo), é inerte e por isso não se altera, não liberta nada no nosso corpo e não absorve. Além disso, não se altera com o calor ou humidade e por isso tem um tempo de vida muito longo.
É muito seguro! Nos EUA, é aprovado pela FDA e na UE não é considerado um dispositivo médico, no entanto a OrganiCup para além da aprovação da FDA, cumpre todos os requisitos na UE: testado biocompatível de acordo com o ISO 10993.

 

Usar o copo menstrual não dói? Não cria desconforto?

Não.. Não mesmo!

Não sentimos que o estamos a usar e a regra é: se o sentires ou doer é porque não está na posição certa, temos de retirar e voltar a colocar.

DICA: Tenta colocar o teu copo menos profundo e assegura que a haste não fica de lado a fazer pressão.

 

E de facto recolhe todo o fluxo? Não verte?

Sim e sem fugas. O OrganiCup tem a forma ideal para se adaptar ao canal vaginal e por ficar em vácuo recolhe todo o fluxo sem fugas (quando temos fugas sem que o copo esteja cheio, significa que não está bem colocado). É isto que o teu OrganiCup terá de fazer.

 

O copo menstrual não é demasiado grande? É difícil de colocar?

Temos de aprender a usar o copo menstrual. O OrganiCup tem 2 tamanhos desenhados para se ajustarem à anatomia média das mulheres adultas de forma confortável, e é sempre introduzido no canal dobrado, temos um vídeo-guia com várias técnicas (legendas em PT no parafuso) – na verdade quando está dobrado tem o tamanho idêntico de um tampão regular. Não é difícil de colocar, mas precisa de algumas tentativas até “percebermos” a melhor forma de o colocar e a nossa posição certa.

DICA:
1. Molhar o copo com água antes de colocar, é mais confortável.
2. Apontar o copo para baixo e trás (em direção ao ânus).
3. O copo não se usa tão profundamente como um tampão.

 

Como sei qual o tamanho certo para mim?

O OrganiCup tem 2 tamanhos testados anatomicamente e aprovados pela grande maioria de mulheres:

Tam. A- Mulheres que nunca fizeram parto vaginal (ou fizeram cesariana)

Tam. B – Mulheres que fizeram parto vaginal

O teu OrganiCup tem garantia, assim caso te pareça que deverias usar outro tamanho diferente daquele que compraste, activa a tua garantia e fazemos a troca de tamanho.

 

Como sei que está bem colocado?

Se não o sentires, está muito provavelmente bem colocado…
Devemos treinar algumas vezes (como a primeira vez que se usa um tampão), mas se o colocarmos de acordo com as instruções ou do nosso vídeo-guia e não o sentirmos, provavelmente está bem colocado. DICA: Podemos ajudar o copo a abrir, basta pegar na haste e fazer alguns movimentos para que o copo desdobre, depois puxamos a haste e devemos sentir que há pressão (está a fazer vácuo). Finalmente ajustamos com 1 dedo para que a haste não fique de fora e incomode.

 

O copo não cai ou sai do lugar?

Não. O OrganiCup é muito maleável e fica fixo e perfeitamente “encaixado” sem sair do sítio pela ligeira pressão de vácuo.

 

E não suja tudo a retirar?

 

Não, na verdade é bem mais limpo que um penso ou tampão. No caso do tampão pior, porque o fio fica molhado com urina. Quando aprendemos a retirar o copo, apenas tocamos na haste e no fundo do copo, que está completamente limpo e sem fluxo. Temos de o manter na vertical para não entornar.

Dica: Nas primeiras “viagens” com o teu copo, retira-o no bidé ou no duche. Quando já dominamos o nosso copo, colocamos e retiramos em segundos, em pé e no duche.

 

Posso usar o copo menstrual com pouco fluxo?

Sim, essa também é uma vantagem do copo menstrual… aliás, é bastante mais confortável de colocar que um tampão (que é mais difícil de colocar sem humidade).

 

Quanto tempo o copo menstrual aguenta sem fugas?

O OrganiCup está preparado para recolher fluxo até 12h = equivalente a 3 tampões (na grande maioria das mulheres é suficiente), mas depende sempre da quantidade de fluxo de cada mulher.

 

O uso de copo menstrual provoca infecção urinária ou candidíase?

Não.. muito pelo contrário. O OrganiCup é feito de silicone médico 100% seguro e certificado Anti-Alérgico, é também naturalmente antibacteriano. Para além disso, não entra em contacto com a urina ou com o exterior e como o fluxo recolhido não está em contacto com oxigénio o risco de desenvolver bactérias é muito baixo. Devemos lavá-lo sempre que possível, retirar o excesso de água e esterilizá-lo com água a ferver (3-5 minutos) antes ou depois de cada ciclo.

 

Quem tem alergia ou intolerância ao látex ou borracha pode usar o copo menstrual?

Sim, pode usar o OrganiCup porque é 100% silicone médico de alta qualidade, certificado e antialérgico.

 

E quem tem alergia a algumas marcas de tampões e pensos?

Muitas mulheres desenvolvem alergias e intolerâncias aos pensos e tampões devido aos ingredientes químicos e resíduos industriais tóxicos presentes na sua composição, além disso absorvem a humidade natural e necessária ao equilíbrio da zona intima. Por isso o OrganiCup é uma alternativa menstrual saudável e confortável.

 

O copo menstrual pode ser usado por adolescentes ou jovens mulheres?

O OrganiCup é utilizado por milhares de adolescentes na Dinamarca e Reino Unido que o preferem a outro método, porque podem usá-lo na escola durante 12h, assim apenas têm de fazer a sua higiene tranquilamente quando chegam a casa. Podem existir algumas dificuldades nas primeiras tentativas para colocar o OrganiCup, sobretudo para quem nunca usou tampões ou para quem não iniciou ainda a sua vida sexual, mas com calma e confiança são facilmente ultrapassáveis. A OrganiCup aconselha a partir dos 14-15 anos, mas depende da maturidade da adolescente.

Temos um artigo muito completo sobre o assunto, aqui.

 

 E se eu não conseguir retirar o copo?

Antes de qualquer coisa é preciso ficar tranquila, o copo não vai a lado nenhum e todas conseguimos retirar. O OrganiCup tem uma pequena haste para puxar e retirar – como fica em vácuo podemos ficar com a impressão que está “colado” ou que não quer sair, mas com calma e relaxando os músculos devemos apertar ligeiramente o fundo do copo de forma a libertar um pouco de ar e expulsá-lo com a ajuda dos músculos pélvicos. Ninguém perde o copo…

 

A haste do copo fica de fora? E não provoca desconforto?

A pequena haste deve ficar dentro da vagina, ao longo do canal. Se ficar no exterior vai causar pressão e desconforto. Existem mulheres que cortam um pouco da haste para ficarem mais confortáveis, mas depende da anatomia de cada uma: se têm o colo do útero alto ou baixo.

 

Usar o copo menstrual não causa mau odor?

É precisamente o contrário! Uma das principais vantagens do OrganiCup é que não causa o odor super desconfortável típico da menstruação (como os pensos que “ensopam”, transpiram e não deixam a pele respirar), como fica vedado em vácuo não existe oxigénio em contacto com o fluxo, por isso livre de odores (e de bactérias)!!

 

E como faço se estiver fora de casa?

A grande maioria de nós, consegue fazer 12h com o copo menstrual, isto reduz muito as vezes que temos de fazer a higiene sem acesso a água. Mas quando falta tudo podemos: usar papel higiénico para limpar o copo e voltamos a colocar, usar uma garrafa de água que é muito normal “habitar” a nossa mala (mais tarde em casa ou com acesso a água fazemos a higiene completa), ou usar os toalhetes de limpeza OrganiWipes – foram pensados para essas situações.

 

O copo menstrual ainda é um pouco caro…

O preço do OrganiCup pode durar 10 anos. Isto quer dizer que em 10 anos não terás de comprar pensos e tampões, fazendo contas está rapidamente pago em 4/6 meses. E acabas com o lixo dos descartáveis menstruais.

 

Posso dormir com o copo menstrual?

Sim, claro! E sem acidentes ou “fios” pendurados.

 

Posso fazer desporto? Natação? Equitação? Yoga?

Sim… Qualquer desporto.

 

Uso o DIU, posso usar o copo menstrual?

O OrganiCup é na maioria dos casos compatível, mas esta avaliação deverá ser feita pelo médico ou ginecologista porque o DIU e o copo não deverão tocar-se, existem médicos que cortam os fios de cobre mais curtos no caso de teres o colo do útero baixo. Aconselhamos uma visita ao médico antes de usar ambos.

 

Fui mãe recentemente, posso usar o copo?

Se já recuperaste do pós-parto não existe razão nenhuma para não usar. Mas valida com o teu médico.

 

Sou Vegan, o copo menstrual é testado em animais?

O OrganiCup não é testado em animais e não usa na sua composição qualquer ingrediente de origem animal. E é registado na The Vegan Society.

 

Porque devo mudar e experimentar o copo menstrual?

Porque já mais de 600.000 mulheres mudaram para o OrganiCup e não pretendem voltar para pensos e tampões. Porque é muito mais económico e confortável.. mais eficaz e mais higiénico.
Porque o mundo agradece e a tua carteira também.

 

E se não me adaptar?

Como sou utilizadora e super fã acho que é quase impossível uma mulher não preferir o OrganiCup a pensos ou tampões.  Mas isso não é problema, quando compras o OrganiCup tens Garantia de Satisfação ou Reembolso. Assim podes comprar sem risco e experimentar durante 90 dias, se não te adaptares, baste enviares um email para support@organicup.com e fazemos reembolso sem perguntas (guarda o teu talão de compra).

 

E se precisar de ajuda ou tiver mais perguntas?

Basta procurares-nos no FB (OrganiCup Portugal), temos um grupo fechado para as nossas utilizadoras e acompanhamos as nossas utilizadoras em português e com privacidade.

Elizabete Gomes

OrganiCup Portugal

eli@organicup.dk
www.organicup.com



Deixar uma resposta


error: