Detox, fígado e a primavera

Detox, fígado e a primavera

De que vale termos medo das doenças se pouco ou nada fazemos para as evitar?
Aproveite a Primavera para desintoxicar o seu corpo…e a sua vida. Segunda a prática milenar da Medicina Tradicional Chinesa, O fígado é o órgão mais activo na Primavera e o principal órgão responsável pela nossa adaptação ao desabrochar geral que se dá nesta estação.
A Primavera é a altura em que tudo na natureza se começa a renovar e o corpo humano como membro da natureza deve corresponder aos seus estados para se manter equilibrado.
Esta é a época em que a energia floresce e nasce. No entanto, é também a altura em que a energia dos órgãos correspondentes desta estação – fígado e vesícula biliar, está mais elevada.

Segundo a Naturopatia e as demais práticas clínicas holísticas, o fígado exerce um papel absolutamente imperativo na saúde do organismo. Irritabilidade, tendinites, tensão muscular, más digestões, obstipações, diarreias, problemas oftalmológicos, enxaquecas, quistos, entre outras condições de saúde, terão seguramente o fígado envolvido nos fatores causais.
Cada um de nós tem a sua própria carga tóxica para enfrentar, desde a vida intrauterina (má alimentação, medicação química e hábitos tabágicos por parte da grávida, por exemplo), o local onde crescemos ao estilo de vida atual, estamos direta ou indiretamente em contacto com substâncias que nos intoxicam e um dos órgãos mais afetados é justamente o fígado.

Comece por alterar a sua alimentação libertando-se de alimentos processados, não biológicos, dos lácteos, dos light, dos refrigerantes, dos sumos-não-sumos, do açúcar, das farinhas refinadas e com glúten e dos lacticínios. Introduza na sua alimentação as algas (os alginatos presentes nas algas têm a capacidade de se ligarem às toxinas, metais pesados e partículas radioativas e promoverem a sua excreção do organismo), a erva-trigo (sobejamente já elogiada por nós!) e os coentros (erva aromática que atua como mobilizador de metais pesados).

Faça as mudanças necessárias para viver bem consigo, com a sua consciência, numa atitude altruísta que o fará sentir que está a cuidar de si. Faça as mudanças e depois deixe-se ir, lembrando-se de que o estado de relaxamento e paz interior é o melhor ambiente para promover a saúde.

Imagem: Aventuras do figado



Deixar uma resposta


error: